COMUNICAÇÃO |
Tenha consciência da
importância da boa comunicação. A boa comunicação pode salvar vidas
(inclusive a SUA) e realizar grandes obras, bem como a FALTA dela pode
gerar verdadeiras catástrofes. Se você vai faltar ao trabalho ou não vai
poder cumprir o prazo prometido a um cliente, use o telefone e AVISE-O. Hoje em
dia, os meios de comunicação existem
Existem diversas formas de comunicação. Cuidado com a tal da “fofoca”. Este é um tipo nocivo e perigoso de comunicação. Quem traz uma “fofoca” quer levar no mínimo duas de volta, e na hora de identificar os autores dos prejuízos causados por elas, o seu nome estará no meio e a sua reputação comprometida.
Tenha bom senso no uso de telefones fixo e celular bem como ter disponibilidade de atendê-los ou retornar ligações sempre que possível. Evite ocultar o n° do seu celular (confidencial) ou ainda ligar a cobrar. É muito deselegante. Em ambos os casos você demonstrará algum tipo de pobreza (caráter / financeira).
Numa COMUNICAÇÃO VERBAL e com a presença física de ambos,
ao dialogar procure sempre olhar nos OLHOS de quem você interage
demonstrando franqueza e sinceridade no que fala. As pessoas de BOM caráter são
facilmente reconhecidas por aplicarem as posturas aqui sugeridas. A seguir
repassamos algumas DICAS de como ser um bom
orador:
OS 7 PECADOS
CAPITAIS DOS TEMAS EM DISCURSOS (evite-os)
1) Fofocas
2) Julgamentos
3) Negatividade
4) Reclamações
5) Desculpas
6) Exageros
7) Dono da verdade
O QUE DEVE
TRANSPARECER A SUA POSTURA
1) Honestidade
Seja claro
e direto.
2)
Autenticidade
Seja você
mesmo. Evite repetir clichês. Crie lobbies próprios.
3)
Coerência
Seja
confiável. Pratique o que divulga aos outros e faça-se notar desta forma.
COMO IMPOSTAR A
SUA VOZ
1) Dicção
1.1. Procure sempre falar uma
palavra por vez. Não entre na moda dos jovens de hoje de juntar 3 palavras em
uma só. Isto é pura perda de tempo, pois o receptor vai te pedir para falar de
novo, sem falar que ele tenderá a se irritar com a sua maneira pouco educada de
falar.
2) Timbre
2.1. Use timbres suaves, ricos e
cordiais. Antes de palestras demoradas, pratique antes técnicas de respiração.
Procure falar pela garganta e não pelo nariz.
3) Melodia
3.1. Evite falar um só tom do
começo ao fim da palestra. É altamente chato isto. Provoque quebras de tom com
melodias na forma de falar. Isso sim agrada. Mas, não exagere e nem fique
também repetindo as mesmas melodias em períodos iguais. Seja criativo e emotivo
de forma equilibrada e inteligente.
4) Velocidade
4.1. Tente falar na velocidade
necessária para expor as suas idéias no tempo disponível, mas também perceba no
semblante dos seus ouvintes a real assimilação do que você pretendeu
transmitir. Se necessário, pergunte a platéia se há necessidade de uma
repetição ou melhor exposição;
4.2. Não tente se exibir com os
seus conhecimentos. Seja humilde e se coloque no lugar de quem está lhe
ouvindo. Não tente cuspir o conteúdo e sim ensiná-lo com prazer;
4.3. Não tente falar muito rápido,
feito final de propaganda de remédio na TV
e nem muito lento, tipo passo de tartaruga. Determine uma velocidade
inicial e avalie a platéia. Experimente intercalar os módulos da sua exposição
com rápidas pausas reflexivas.
5) Entonação
5.1. Use a entonação ou ênfase no
tom da sua voz em coerência com o assunto
6) Volume
6.1. Emita os sons nos decibéis
compatíveis com o ambiente. Se o ambiente for aberto e com muito barulho,
obviamente você deverá falar alto. No interior de uma igreja, baixo. Por incrível
que pareça, existem pessoas que têm um volume único para qualquer tipo de
ambiente. São mal vistas por onde andam.
PENSAMENTOS FILOSÓFICOS:
- As
Palavras são sementes de vida! Plante-as corretamente e poderás colher bons
frutos!
DITOS POPULARES:
- “Quem não se comunica, se entrumbica”;
- “Quem não chora, não mama”;
- “Quem tem boca vai a Roma e ainda fala com o Papa”.
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