O Método 5S da Qualidade Total

 

O Método “5S” foi base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”.

O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial.

O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade.

Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porém com nomes diferentes: “Teoria da Escova” e “Housekeeping”, respectivamente; mas a idéia é a
mesma- sempre buscar o Sistema da Qualidade Total.

 

É possível eliminar o desperdício (tudo o que gera custo extra) em cinco fases, com base no método “5S”. Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação da Qualidade Total naquele país. Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela
Fundação Cristiano Ottoni.

Os 5 conceitos são:

1.º S – SEIRI – SENSO DE CLASSIFICAÇÃO
CONCEITO: Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.

É essencial saber separar e classificar os objetos e dados úteis dos inúteis da
seguinte forma:
• o que é usado sempre: colocar próximo ao local de trabalho.
• o que é usado quase sempre: colocar próximo ao local de trabalho.
• o que é usado ocasionalmente: colocar um pouco afastado do local d trabalho.
• o que é usado raramente, mas necessário: colocar separado, em local
determinado.
• o que for desnecessário: deve ser reformado, vendido ou eliminado, pois ocupa
espaço necessário e atrapalha o trabalho.

2.º S – SEITON – SENSO DE ORDEM
CONCEITO: Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar
facilmente. É colocar em ordem, conforme sua frequência de utilização.

Nesta fase é importante:
• padronizar as nomenclaturas.
• usar rótulos e cores vivas para identificar os objetos, seguindo um padrão.
• guardar objetos diferentes em locais diferentes.
• expor visualmente os pontos críticos, tais como extintores de incêndio,
locais de alta voltagem, partes de máquinas que exijam atenção, etc.
• determinar o local de armazenamento de cada objeto
• onde for possível, eliminar as portas.
• Não deixar objetos ou móveis no meio do caminho, atrapalhando a
locomoção no local.

3.º S – SEISO – SENSO DE LIMPEZA
CONCEITO: Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e
aprendendo a não sujar. Tem como objetivo limpar, possibilitando a ordenação da área e eliminando a sujeira acumulada durante o tempo.

O desenvolvimento do senso de limpeza proporciona:
• Maior produtividade das pessoas, máquinas e materiais, evitando o retrabalho.
• Evita perdas e danos de materiais e produtos.

Para isto, é importante que o pessoal tenha consciência e habitue-se a:
• Procurar limpar os equipamentos após o seu uso, para que o próximo a usar
encontre-o limpo.
• aprender a não sujar e eliminar as causas da sujeira.
• definir responsáveis por cada área e sua respectiva função.
• manter os equipamentos, ferramentas, etc, sempre na melhor condição de uso
possível.
• Após usar um aparelho, deixá-lo limpo e organizado para o próximo utilitário
• Cuidar para que se mantenha limpo o local de trabalho, dando atenção para os
cantos e para cima, pois ali acumula-se muita sujeira
• Não jogar lixo ou papel no chão
• Dar destino adequado ao lixo, quando houver

4.º S – SEIKETSU – SENSO DE PADRONIZAÇÃO
CONCEITO: O termo SEIKETSU não expressa um movimento de ação como nos 3primeiros S’s, ele representa um “estado” ou uma “conseqüência ”. Significa manter o estado dos 3S’s, promovendo o consenso de padrões individuais para padrões coletivos.

O pessoal deve ter consciência da importância desta fase, tomando um conjunto
de medidas:
• ter os três S’s previamente implantados.
• Capacitar o pessoal para avaliem se os conceitos estão sendo aplicados
realmente e corretamente
• eliminar as condições inseguras de trabalho, evitando acidentes ou
manuseios perigosos
• humanizar o local de trabalho numa convivência harmônica.
• difundir material educativo sobre a saúde e higiene.
• respeitar os colegas como pessoas e como profissionais,
• colaborar, sempre que possível, com o trabalho do colega
• cumprir horários,
• entregar documentos ou materiais requisitados no tempo hábil,
• não fumar em locais impróprios, etc.

5.º S – SHITSUKE – SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
CONCEITO: O cumprimento de regras determinadas, o uso do uniforme, crachá de identificação, ou dos  equipamentos de proteção são diversos “contratos”realizados mutuamente para melhorar as condições e o ambiente de trabalho. Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s’s num modo de vida.

Atitudes importantes:
• Usar a criatividade no trabalho, nas atividades.
• Melhorar a comunicação entre o pessoal no trabalho.
• Compartilhar visão e valores, harmonizando as metas.

• Treinar o pessoal com paciência e persistência, conscientizando-os para os 5s’s .
• De tempos em tempos aplicar os 5s’s para avaliar os avanços.

Apesar de mal difundido por empresas e pela literatura técnica, hoje se fala do 6º S – SOISEN SUIHAN, que siginifica INSISTIR EM ENSINAR.

Rodolfo Luiz Alvarenga – @redator no INPG BLOG e do Blog Universo da Logística

 

 

 

 

 

Os 5 S´s da Qualidade Total

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

     Os 5S tiveram a sua origem no Japão e devido as suas características quase domésticas, foi aperfeiçoado para a Gestão Empresarial. Por essa característica, o HOUSEKEEPING (arrumação da casa) foi ampliado para a empresa com o objetivo de reduzir desperdícios e custos, aumentar a produtividade e melhoria da qualidade de vida.

 

     O nome 5S vem das iniciais de cinco palavras japonesas com a letra "S". Ao serem traduzidas para o português foram iniciadas com a palavra "senso".

 

          SEIRI - Senso de utilização

              SEITON - Senso de ordenação

                  SEISOU - Senso de limpeza

                     SEIKETSU - Senso de Saúde

                          SHITSUKE - Senso de autodisciplina

 

      Algumas empresas japonesas já ampliaram os 5S para 6S, acrescentando a palavra SHITTSUKOKU que significa "PERSISTENTEMENTE". A palavra "senso" tem significado abrangente. Segundo Aurélio Buarque, significa sentido, direção. Faculdade de apreciar, julgar e de sentir. É comum a expressão "Tem senso de cidadania", "Tem senso de humor".  A prática dos 5S não é simplesmente uma técnica de gestão empresarial. Ela é um processo educativo que ajuda as pessoas a gerenciarem suas vidas. O método é fácil de ser entendido. O desafio é a prática constante que possibilita a otimização de recursos, tempo e satisfação das pessoas.

 

 

 

 

 

SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO

 

O sentido literal do Senso  de  Utilização é "separar  por grau, tipo ou tamanho ".Isto significa: identificar os itens e materiais  necessários e desnecessários de cada posto de trabalho, isto é, manter no local de trabalho apenas o que o empregado realmente precisa e usa.  Saber   utilizar  é,  antes  de   mais  nada,  saber arrumar, separando o que presta do que não presta.  Este é o ponto inicial dos 5S: ter o senso, a  percepção  de saber o que é essencial de estar presente no posto de trabalho. Usar é diferente de destruir. Quando manusear os objetos em geral, tratá-los com zelo sempre com intenção de aumentar a sua vida útil. O primeiro beneficiado disto é você mesmo, economizando um bom dinheiro em não ter que comprar novamente esse objeto.

 

 

BENEFÍCIOS:

- Liberação de espaço

- Descarte de ferramentas, armários, sobressalentes, etc.

- Eliminação de dados e relatórios ultrapassados

- Eliminação da perda de tempo

- Diminuição de acidentes

 

 

COMO PRATICAR:

 

 

ITEM NECESSÁRIO

 

PROVIDÊNCIA

 

ITEM DESNECESSÁRIO

 

 

PROVIDÊNCIA

De uso freqüente

Mantê-lo o mais perto possível do usuário.

Potencialmente

útil

Dispô-lo na área de SEIRI para transferi-lo para onde for útil

De uso esporádico

Mantê-lo em local que permita otimização do uso.

Sem uso potencial

Dispô-lo na área de SEIRI para vendê-lo ou sucateá-lo

Raramente usado

Mantê-lo em local predeterminado: almoxarifado,

Sem valor

Dispô-lo na área de SEIRI para des-cartá-lo

 

 

LISTA DE VERIFICAÇÃO: SENSO DE UTILIZAÇÃO

01.   Os materiais e documentos sem utilização são descartados.

02.   Os arquivos, estantes e armários estão identificados.

03.   As gavetas só possuem o necessário.

04.   Os corredores, passagens e salas estão identificados.

05.  O grau de utilização dos equipamentos remanescentes justifica a sua permanência no local de trabalho.

06.   A quantidade de material de expediente supre as necessidades de utilização por uma semana, sem excesso.

07.  Não existem informações desnecessárias nos arquivos físicos e lógicos ( micros e Bbnet ).

 

 

 

 

 

 

 

 

SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO

Ordenação é a combinação ou arranjo de partes, elementos, peças, etc., segundo algum princípio ou método racional.  Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza.

 

 

BENEFÍCIOS:

- Rapidez e facilidade na busca de documentos e objetos;

- Racionaliza os espaços com conseqüente melhora no ambiente;

- Facilita o controle da produção e a execução do trabalho no tempo previsto;

- Reduz o cansaço físico e mental das pessoas envolvidas no processo;

- Evita a compra desnecessária de materiais ou componentes e danos aos produtos armazenados.

 

 

COMO PRATICAR:

- Padronize a maneira de guardar, definindo um arranjo simples que permita obter apenas o que você precisa e quando precisa.

- Para facilitar é necessário:

   "Um lugar para cada coisa em seu lugar"

        "Deixar tudo à vista

            "Manter cada coisa em seu lugar"

                 Padronizar a nomenclatura, pois muitas coisas têm mais de um nome.

                    O uso de um só nome, com identificação clara, facilita consideravelmente o acesso.

 

 

LISTA DE VERIFICAÇÃO: SENSO DE ORDENAÇÃO

01.  Os códigos de ações, etiquetas ou avisos estão sendo utilizados para facilitar a ordenação sem ocasionar poluição visual.

02.  O material menos utilizado, se guardado em armários, está disposto nas prateleiras mais altas ou nas mais baixas.

03.   Sobre as mesas de trabalho está apenas o necessário para o serviço a ser realizado.

04.   O layout do setor proporciona utilização racional do espaço, implicando em melhoria do ambiente físico.

05.   O material de trabalho encontra-se disponível próximo de seu local de uso na quantidade certa no momento certo.

06.   Os arquivos físicos e lógicos estão ordenados otimizando o acesso rápido e fácil à informação desejada.

    

 

 

 

 

 

 

SEISOU - SENSO DE LIMPEZA

 

O sentido literal de SEISO é "retirar sujeira, utilizando-se de vassoura, deixando sem pó e sujeira".. O ambiente mais limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja.  A regra básica é: Usou, Limpou.

 

 

BENEFÍCIOS:

- Purifica os pontos de trabalho (ambiente mais agradável e saudável);

- Prevenção de acidentes;

- Melhoria e preservação dos equipamentos, proporcionando-lhes maior vida útil;

- Diminuição do desperdício;

- Prevenção da poluição;

- Melhoria da imagem interna e externa da empresa.

 

 

COMO PRATICAR:

 Identifique e elimine as causas da sujeira e poeira;

- Limpe tudo: armários, equipamentos, mesas, etc. Ao limpar,   observe locais escondidos;

- Incentive os colegas a manterem o ambiente limpo;

- Certifique-se da existência de cestos de lixo dos tipos adequados e nas quantidades necessárias;

- Procure produzir sem gerar lixo. Não sendo possível, discipline-se de forma a "colocar o lixo no lixo".

- Desligue e cubra os equipamentos ao final do expediente;

- Mantenha arquivos físicos e lógicos sempre atualizados para que todos tomem decisões corretas;

- Cuide da própria aparência física e das condições psicológicas. Limpe a alma dos maus pensamentos, das pequenas invejas...

 

 

LISTA DE VERIFICAÇÃO: SENSO DE LIMPEZA

01.  O ambiente está limpo sem pó e sem sujeiras.

02.  Os arquivos, estantes e armários estão em quantidade  suficiente.

03.  As gavetas só possuem o necessário.

04.  Existem cestos de lixo nas quantidades necessárias

05.  O grau de utilização dos equipamentos remanescentes  justifica a sua permanência no local de trabalho.

06.  Os equipamentos estão sendo utilizados corretamente.

07.  A quantidade de material de expediente supre as necessidades de utilização por uma semana , sem excesso.

08.  Não existem informações  desnecessárias  nos arquivos  físicos e lógicos ( micro e BBnet ).

09.  Os quadros de avisos contêm somente mensagens  atualizadas.

10.  Apenas o material necessário à realização da tarefa está  sobre as mesas.

 

 

 

 

 

SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE

Um atributo das pessoas que proporcionam satisfação é também estarem satisfeitas com o que pensam, fazem, sentem e vivem. O conceito de saúde trata das condições físicas e mentais que proporcionam o bem-estar das pessoas. Trabalhe com prazer, e com isso o tempo passa mais rápido, a sua saúde é preservada e o seu trabalho renderá muito mais.

 

BENEFÍCIO:

Bem estar físico e mental.

 

 

COMO PRATICAR:

- No ambiente físico ver se a iluminação, ventilação, limpeza, organização, estão proporcionando o seu bem-estar físico.

- Devemos ter cuidados pessoais com a saúde física e mental, aparência e higiene.

- Uso de equipamentos de segurança.

- Prevenção de acidentes.

- Parceria com a CIPA (divulgar sua importância para segurança das pessoas).

 

 

LISTA DE VERIFICAÇÃO: SENSO DE SAÚDE

1.   Há extintores de incêndio de livre acesso.

2.   As lâmpadas estão funcionando perfeitamente.

3.   A luminosidade é adequada e suficiente para o  ambiente.

4.   O ambiente está numa temperatura agradável.

5.   Diminuição do índice de acidentes.

6.   O ambiente está sendo limpo diariamente.

7.   Os garrafões d'água e bebedouros estão sempre limpos.

8.   A nossa saúde física e mental está boa.

9.   Estamos fazendo exercícios físicos diariamente.

 

 

 

 

 

SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA

 

 É o treinamento da força mental, física e moral, utilizando instruções e auto-treinamento, com força de vontade na busca da melhoria. Neste S os empregados já devem executar as tarefas como hábitos, buscando um constante aperfeiçoamentos, uma melhoria contínua.

 

BENEFÍCIOS:

- Cumprimento dos procedimentos e acordos estabelecidos;

- Redução das necessidades de controle;

- Constante auto-análise e busca de aperfeiçoamento;

- Incentiva a capacidade criativa dos empregados;

- Conscientização da participação administrativa;

- Melhor integração dos empregados;

- Desenvolve as pessoas;

- Permite conscientização para a responsabilidade em todas as          tarefas, por mais simples que sejam.

 

 

COMO PRATICAR:

- Repetição das orientações;

- Utilizar procedimento com linguagem simples;

- Em caso de não cumprimento, descobrir a causa do comportamento inadequado;

- Reuniões semanais de 5 a 10 minutos sobre GQT, com chefia;

- Otimizar a comunicação visual;

- Lembrar que só existe dedicação e afinco quando as pessoas   se comprometerem com aquilo que estão fazendo.

 

 

 

LISTA DE VERIFICAÇÃO: SENSO DE AUTO-DISCIPLINA

01.   Os empregados conhecem o que é programa 5S.

02.   A área mantém os procedimentos relacionados aos 5S.

03.   Há registro e tratamento das irregularidades no  dia-a-dia.

04.   Existe um plano de ação para bloqueio das irregularidades.

05.   Existe sinalização (onde estou) para localizar as  pessoas.

06.   A área utiliza o "onde estou".

07.   Os equipamentos são desligados após a sua utilização.

08.   Todos os funcionários e estagiários estão com crachá.

09.   Há comprometimento de todos na sua manutenção e melhoria dos procedimentos operacionais.

10.   Os funcionários e estagiários participam da implementação das melhorias.

11.   As reuniões são objetivas e participativas.

12.   Há respeito mútuo as individualidades de cada um.

13.   Os funcionários e estagiários que possuem veículos estão utilizando corretamente o estacionamento.

14.   A comunicação flui com eficácia.

15.   Ocorreram reuniões de confraternização com freqüência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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