SEGURANÇA BANCÁRIA


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As dicas a seguir foram coletadas da Internet nos últimos anos. São COMPILAÇÕES de muitas dicas de advogados, policiais, psicólogos, bancários e muitos cidadãos desesperados por uma sociedade mais organizada.

Nós guardamos essas informações, organizamos e disponibilizamos todas elas de forma permanente e gratuita para você aqui no nosso site. Acreditamos que essas valiosas dicas poderão EVITAR muitos aborrecimentos e prejuízos na sua vida, SE FOREM levadas a sério e postas em prática.






REALIDADE BRAZIL

- O governo perdeu o controle sobre a marginalidade há muito tempo;

- Os bancos, na sua ânsia por lucros, não investem o suficiente em segurança;

- Não adianta dizer que vai sair da capital e morar no interior porque a coisa está pior ainda por lá depois da chegada das drogas;

- Estamos vivendo uma “guerra civil” não declarada;

- É cada um por si de agora em diante;

- Só há uma saída: O culto ao AMOR ao próximo, através de palavras e atitudes sábias, gentis e auto-proteção.




1. CHEQUES


1.1 - PREENCHIMENTO

1.1.1 - Evite emitir cheques de PEQUENO valor ou em favor de pessoas que NÃO LHE PAREÇAM CONFIÁVEIS. E mesmo assim, peça a quem entregar o cheque para NÃO repassar o seu cheque para terceiros;

1.1.2 - Preencha todos os campos do cheque e evite rasuras. Utilize letras e algarismos grandes e LEGÍVEIS, deixando o menor espaço possível e inutilize os campos e os espaços em branco após o preenchimento;

1.1.3 - Não permita que OUTRAS pessoas preencham o seu cheque, mesmo aquelas máquinas que os preenchem automáticamente;

1.1.4 - Redobre a atenção no preenchimento quando utilizar NÚMEROS FÁCEIS de serem alterados: O 3, que pode ser alterado para 8; o 1, que pode ser alterado para 4 e o 7, que pode ser alterado para 9;

1.1.5 - Em caso de divergências entre o valor NUMÉRICO e o que está por EXTENSO,o que vale é o que está por extenso;

1.1.6 - É interessante CRUZAR o cheque (dois traços em diagonal), colocá-lo NOMINAL a quem será pago, além de colocar um pequeno texto no VERSO do cheque dizendo a que se destina aquele montante, bem como o seu TELEFONE de contato;

1.1.7 - Ao terminar de preenchê-lo, coloque uma FITA ADESIVA transparente (Durex) por cima do VALOR POR EXTENSO e passe a unha algumas vezes por cima da fita para garantir a sua aderência. Não esqueça de tirar os excessos das bordas do cheque por questões estéticas. Assim, SE alguém tentar adulterar o valor dele, precisará arrancar a fita e acabará danificando o cheque SEM conseguir o seu objetivo malicioso.

1.2 - ASSINATURA

1.2.1 - NUNCA assine cheques em BRANCO, mesmo para o seu melhor amigo;

1.2.2 - Ao assinar um cheque, prefira CANETAS ESFEROGRÁFICAS, evite as canetas porosas. E, NÃO aceite CANETAS EMPRESTADAS. Use a sua própria caneta. Os bandidos costumam emprestar canetas que têm tintas apagáveis;

1.2.3 - Se possível, usa caneta AZUL, e se não tiver, use uma PRETA. Evite a VERMELHA;

1.2.4 - Use letra LEGÍVEL e preferencialmente letras MANUSCRITAS. Evite as letras de forma, pois estas são mais fáceis de imitar.

1.3 - VERSO

1.3.1 - Quando ASSINAR NO VERSO do cheque, não deixe espaço para que sejam feitas anotações antes de sua assinatura. Declare a que se destina o pagamento do cheque e assine imediatamente depois, sem espaços;

1.3.2 - Para cheques ACIMA DE R$ 100,00 a assinatura no verso é OBRIGATÓRIA. O cheque será devolvido por motivo [48] se não estiver assinado atrás. Na dúvida, assine atrás em todos os cheques;

1.3.3 - Aproveite e peça a quem se destina o cheque, os dados da conta na qual ela irá depositá-lo e PREENCHA VOCÊ MESMO aqueles dois retângulos no verso, na ponta dele, de forma transversal e anote logo a AGÊNCIA e a CONTA do depósito, dificultando assim o repasse do seu cheque para terceiros.

1.4 - DEPÓSITOS

1.4.1 - Utilize as AGÊNCIAS para descontar ou depositar os cheques, NÃO CONFIE na troca de cheques com estranhos;

1.4.2 - Quando você depositar cheques de terceiros na sua conta através de ENVELOPES, tenha cautela no preenchimento e inserção do envelope no terminal de auto-atendimento, certificando-se que TODOS os procedimentos foram feitos corretamente, inclusive no recebimento do COMPROVANTE de depósito.

1.5 - MANUTENÇÃO

1.5.1 - Leve consigo somente a QUANTIDADE exata ou a mínima necessária de cheques para a transação desejada. Se você precisar eventualmente de mais talões, rapidinho você os consegue na sua agência bancária mais próxima;

1.5.2 - Quando receber um novo talão ou solicitar folhas de cheques nos terminais de auto-atendimento, CONFIRA imediatamente os dados referentes ao nome, número da conta corrente, CPF e a quantidade de cheques;

1.5.3 - Tenha o máximo de cautela na guarda dos talões, mantenha-os fora do acesso e do CONHECIMENTO de outras pessoas;

1.5.4 - NÃO guarde os talões e folhas de cheques com documentos pessoais;

1.5.5 - Controle a NUMERAÇÃO DOS CHEQUES não utilizados. Em caso de roubo, furto ou extravio, INFORME imediatamente ao banco pelos canais disponíveis (central de atendimento, terminais ou internet) para efetuar o bloqueio provisório dos documentos (CONTRA-ORDEM). Normalmente, até 48 horas após este procedimento é necessário compacer a uma agência para confirmar o registro DEFINITIVO da ocorrência;

1.5.6 - Ao ENCERRAR uma conta corrente, NÃO esqueça de dar baixa e destruir todos os cheques vinculados a ela;

1.5.7 - Não empreste as suas folhas de cheques para outras pessoas. DITO POPULAR: "Quem empresta, não presta";

1.5.8 - Periodicamente retire um EXTRATO DE CHEQUES e faça uma conferência do que está no sistema do banco e o que está realmente com você;

1.5.9 - Dê BAIXA nos cheques evetualmente INUTILIZADOS, para que o banco não o impeça de pegar novos talões por constar EXCESSO de cheques no seu sistema. Inutilizou, baixou.





2. SENHAS

2.1 - Não comente nada com ninguém sobre a lógica que você usou para criar a sua senha;

2.2 - Nunca FALE em voz alta ou mesmo em voz baixa a sua senha ao digitá-la;

2.3 - Senha é segredo, a partir do momento que você a revela para alguém, ela perde a eficácia;

2.4 - Faça a troca periódica das suas senhas a cada 6 meses ou no máximo em 1 ano;

2.5 - Procure não usar na nova senha partes da senha anterior;

2.6 - Se o sistema usado permitir, faça uma senha com números e letras, alternando maiúsculas e minúsculas;

2.7 - Para checar se o sistema que você está usando é verdadeiro, de vez quando digite a senha errada somente uma vez e verifique a resposta dele. Não se preocupe, só uma vez não chega a bloquear a sua senha. Entretanto, se for o sistema falso, ele não vai acusar o erro porque na verdade ele iria somente CAPTURAR a sua senha. Se isto acontecer, caia fora;

2.8 - Desconfie até do funcionário de banco. Ao digitar a sua senha, seja na criação, alteração ou desbloqueio, EXIJA que o MONITOR (vídeo) esteja virado para você de forma que você possa ver o que está saindo no sistema utilizado. Se você sentir dificuldades do funcionário em lhe mostrar o vídeo, simplesmente não digite a senha e fale com o superior dele;

2.9 - Não use senhas relacionadas aos seus dados pessoais, como celular ou aniversário, seu, dos filhos ou cônjuge, pois são senhas tendenciosas e, se os marginais tiverem acesso ao seu cadastro e dos seus familiares, a festa está feita!

2.10 - Não use senhas seqüenciadas (112233, 123456, 24680, a1b2c3d4, etc);

2.11 - Sempre que for utilizar a sua senha, coloque a outra mão ou um papel cobrindo o teclado e se achar que alguém anotou a senha, altere-a imediatamente;

2.12 - Como a quantidade e variedade de senhas hoje em dia são grandes e não tem cabeça que comporte tantas informações, faça uso de um papel-arquivo e mnemônicos (palavras ou símbolos) que lembrem o seu conteúdo e guarde-o em um lugar seguro;

2.13 - Se resolver padronizar as suas senhas, não conte isto pra ninguém, pois se a sua senha-mestre for capturada, essa pessoa entrará facilmente nos outros sistemas utilizados por você e o problema será bem mais trabalhoso de resolver. Mas, com os devidos cuidados, as senhas padronizadas também têm os seus benefícios.

2.14 - Crie duas CATEGORIAS de senhas. Uma de BAIXA segurança e outra de ALTA segurança. As de baixa são acesso a caixa postal de emails, TV a cabo, etc. As de alta segurança são as de banco, do celular, dentre outras;

2.15 - Virou moda anotar senhas nos BLOCOS DE NOTAS dos celulares. Embora seja uma forma prática de se ter as informações sempre à mão, isto é extremamente PERIGOSO E VULNERÁVEL. Como dissemos antes, NÃO anote a senha em si, mas algo que LEMBRA ela. Isto é chamado de MNEMÔNICO;

2.16 - As fraudes eletrônicas nunca ocorrem nos sistemas dos bancos, e sim, nos EQUIPAMENTOS dos usuários devido ao excesso de confiança deles em achar que o seu método de guardar senhas é seguro.



3. COMPUTADORES & CELULARES


3.1 - Com a popularização e barateamento dos microcomputadores, hoje é muito comum haver mais de um computador em uma casa. Assim, reserve um computador para assuntos mais sérios e íntimos, como acesso a banco. Deixe outro computador para joguinhos, baixar emails, facebook, etc.;

3.2 - Se você não tem outro computador, crie USUÁRIOS diferentes no seu sistema operacional (Windows) com senhas de acessos diferentes. Este procedimento já ajuda a dar privacidade aos seus arquivos;

3.3 - Existe ainda a possibilidade do seu técnico instalar um BOOT MULTI-SEÇÃO, onde você se cria dois sistemas operacionais na mesma máquina, como se fossem dois computadores diferentes usando o mesmo hardware (equipamento físico). Na hora de iniciar o computador, você escolhe qual sistema/máquina vai usar, lhe dando total privacidade e segurança;

3.4 - De forma semelhante, você pode instalar também o VIRTUAL PC que simula um computador virtual dentro do sistema operacional residente na sua máquina e todos o conteúdo desse sistema é guardado em um só arquivo acessível somente por você com senha;

3.5 - Se perceber muita lentidão, telas estranhas, faça o backup do mais importante e formate o HD imediatamente;

3.6 - Se for do seu interesse, pague/peça ao seu técnico para lhe ensinar a formatar o HD do seu computador. Peça também para deixar os CD´s de instalações necessários, caso contrário, pague a visita dele sempre que precisar fazer este procedimento;




3.7 - É fácil formatar o HD, só é um pouco demorada a reinstalação dos programas. Mas, se você tomar os devidos cuidados, isto vai levar muitos meses para precisar ser feito novamente. Só depende do seu comportamento como usuário de informática;

3.8 - Independente de ocorrerem problemas, é interessante você formatar o seu computador pelo menos 1 vez por ano, como manutenção preventiva;

3.9 - É bom ter anti-vírus instalado, mas nenhum deles é 100% eficiente;

3.10 - Ponha SENHA no boot de inicialização do computador, assim que ele for ligado, será pedida uma senha de acesso e o sistema operacional será carregado após a inserção correta da mesma;

3.11 - Crie um USUÁRIO no Painel de Controle – Contas de Usuários e associe uma senha de acesso a ele. Depois configure o descanso de tela com senha de proteção além de estabelecer o TEMPO mínimo para ele ser acionado toda vez que você se ausentar do seu computador;

3.12 - De preferência, NÃO COMPARTILHE o drive C: da sua máquina, pois o seu computador ficará visível na só na sua rede interna, bem como na Internet;

3.13 - Ao acessar site de bancos, verifique se no começo do endereço do site existe HTTPS:// e um CADEADO fechado próximo a esta área;

3.14 – Não passe muito tempo sem ver como anda a sua conta bancária. Dependendo da intensidade da movimentação e obviamente do saldo existente nela, seria interessante você tirar extratos com uma freqüência maior. Os bancos limitam a quantidade de extratos somente nos terminais de auto-atendimento. Pela Internet eles são ilimitados ou com uma quantidade muito maior;

3.15 - Sites pornôs ou de jogos = FONTE DE VÍRUS;



3.16 - Nunca use sites bancários em LAN HOUSES. Esse ambiente é um prostíbulo para os seus arquivos. Acessar bancos em Lan Houses é suicídio;

3.17 - Cuidado com as compras on-line, certifique-se de que o site é seguro e ao terminar realize o logout (sair) corretamente;

3.18 - Diariamente, limpe os ARQUIVOS TEMPORÁRIOS do seu navegador de Internet. Em geral, basta teclar SHIFT+CTRL+DEL para limpá-los;

3.19 – Faça BACKUPS regularmente dos seus arquivos de DADOS. De preferência, todo final de semana;



3.20 - Com o surgimento de SMARTPHONES, que são aparelhos celulares que funcionam também como microcomputadores, os cuidados acima são também apropriados para estes equipamentos.

3.21 - Ao acessar páginas de bancos e outros serviços importantes na Internet, ao terminar de usar o site NUNCA feche a navegador de uma vez, procure o botão [ X SAIR ] e clique nele para encerrão a sua sessão. Isto aumenta o nível de segurança desse sistema. Normalmente este botão fica no canto superior direito.

3.22 - Clique no link abaixo e veja a matéria exibida no Fantástico, dia 25/10/2015, falando sobre a atividade hacker no Brasil.

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4. EMAILS


4.1 - Os emails representam hoje uma FONTE importante de vírus e por conseqüência instalação de programas que roubam senhas de banco no seu computador. Mas, sorria. É fácil evitar esta possibilidade, basta seguir as regrinhas abaixo;

4.2 - Use primeiro o WEBMAIL antes de baixar os email pelo Outlook e só abra emails conhecidos e NECESSÁRIOS. Na dúvida, NÃO ABRA. Estacione o mouse em cima do título do email que em seguida aparece o endereço real de origem. Assim, você decidirá com segurança o que fazer com ele;

4.3 - Cuidado com os emails sensacionalistas que oferecem coisas fantásticas ou emails de órgãos públicos ameaçando puni-lo. Normalmente, eles têm “links” dentro deles que, ao acioná-los, programas espiões se instalam na sua máquina e assim você fica vulnerável a ação de marginais internautas. Veja, isto não acontece automaticamente e sim, somente, sob o seu comando de clicar em cima do que não deveria;

4.4 - Mas, caso isto aconteça, você perceberá uma mudança de rendimento do seu computador, com lentidão e telas estranhas. A solução mais prática é formatar o HD e reinstalar tudo. É claro que isto tem custos financeiros e perda de tempo. Portanto, o melhor é EVITAR acionar emails suspeitos;

4.5 - A quantidade de emails NÃO AUTORIZADOS (SPAMS) que diariamente invadem as nossas caixas postais cresceu muito nos últimos anos, pois os próprios provedores vendem as suas listas de emails para as empresas que fazem marketing na Internet. Portanto, temos que criar técnicas para buscar as mensagens que realmente nos interessam e são confiáveis dentro do Webmail, a fim de não perdermos mensagens importantes;

4.6 - Para eliminar os SPAMS, marque todos os emails de uma vez e desmarque somente o que interessa. Depois mande para a lixeira os selecionados. Desta forma, você elimina rapidamente o lixo eletrônico e as ameaças do seu computador.



5. TELEFONEMAS


5.1 - Adquira uma BINA (identificador de chamadas) para o seu telefone fixo, caso não tenha um ainda. Para os celulares não precisa, pois todos já vêm com o Identificador de Chamadas;

5.2 - Evite atender telefonemas com NÚMEROS CONFIDENDICAIS ou A COBRAR ou com DDD´s de fora da sua cidade, exceto se o número for conhecido seu ou se achar que tem alguém na rua no horário esperado para estar em casa;

5.3 - Há épocas em que aparecem ligações com o número 0000 ou vários 1111111. NÃO ATENDA esses tipos de chamadas, pois podem ser CLONAGEM do número do seu telefone;

5.4 - Mesmo que o número de origem esteja visível no seu identificador de chamadas, se for possível e do seu interesse, peça o TELEFONE DA EMPRESA de onde a pessoa diz fazer parte e ligue para lá para falar com a mesma que lhe ligou. Peça também o nome completo de quem está lhe ligando;

5.5 - Não dê atenção a telefonemas de “falsos” funcionários dos bancos, órgãos públicos, etc., exceto se você reconhecer o número de origem no seu BINA e também a VOZ da pessoa, além da coerência do assunto. Caso contrário, dispense educadamente o telefonema suspeito;

5.6 - Em muitos casos, os marginais iniciam a ligação com assuntos de IMPACTO que vão mexer com as suas emoções, como por exemplo: “Você está com a conta estourada”, “tentaram invadir a sua conta”, “seu cartão foi usado”, e por aí vai. Eles sabem que, com as emoções abaladas poderão levar você a fazer procedimentos indevidos sob o comando remoto deles;

5.7 - Eles também argumentam que são do seu banco dando informações parcialmente coerentes ao ponto de você acreditar que eles são realmente de lá. Na dúvida, não siga em frente. RESPIRE, RELAXE e RACIOCINE e peça um tempo para confirmar a real necessidade do que eles estão lhe pedindo.



6. CARTÕES DE CRÉDITO/DÉBITO


6.1 - Os “cartãozeiros”, como são conhecidos popularmente, são pessoas que conseguem os dados dos cartões de terceiros para fazerem saques e compras com eles. Eles normalmente obtêm essas informações através de funcionários de estabelecimentos comerciais que “clonam” ou TROCAM os cartões dos clientes e observam a digitação das senhas pelo simples movimento dos dedos das vítimas. Muitos desses empregados ganham salários pequenos, estão endividados e não resistem a sedução desses marginais com uma boa gorjeta suja;

6.2 - Uma das formas de você perceber a má intenção do funcionário é quando ele atende você de forma arrogante e com gestos muito rápidos ao manipular os equipamentos. Fique de olho. Neste caso, siga os seguintes passos:

       • NÃO SE INTIMIDE com a arrogância dele e se imponha moralmente;
       • NÃO ENTREGUE o seu cartão a ele de forma alguma;
       • Coloque-o você mesmo e retire a maquineta do alcance visual do atendente;
       • Observe os ASTERISCOS aparecendo ao digitar a senha;
       • Só devolva a maquineta quando ela retornar a aprovação ou reprovação da sua compra;
       • Pegue a sua via do comprovante da transação;
       • Memorize o nome e/ou aparência da pessoa que lhe atendeu;
       • Caso haja resistência do atendente, procure o gerente da loja e questione a dificuldade do seu funcionário.

6.3 - Observe que na atualidade, no comércio em geral, as maquinetas vêm até nós; nas mesas dos restaurantes, na janela do carro ao abastecermos, nos caixas de supermercados. Até a distribuidora de Gás envia a maquineta até a nossa residência. Ótimo! Mas isso ainda não é suficiente sem a sua ação preventiva com as diversas dicas aqui apresentadas;

6.4 - Os bancos e empresas de cartão hoje em dia dispõem de um serviço de SMS (mensagem de texto), onde você recebe a informação instantânea no seu celular após a movimentação financeira com o seu cartão. É altamente recomendável a aquisição deste serviço. Ele existe tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica e têm um custo muito pequeno, ou muitas vezes, são gratuitos;


6.5 - Use cartão COM CHIP. Se o seu cartão ainda não o tem, peça-o ao seu banco ou operadora de cartão de crédito;

6.6 - Enquanto as mulheres são as maiores vítimas de roubos, os homens os mais desatentos e, por isso, mais propensos a perder o cartão. Para eles, a dica é fazer os pagamentos com atenção e guardar o cartão imediatamente após o pagamento;

6.7 - É importante que as pessoas não deixem a carteira nem o celular à vista em locais públicos;

6.8 - Se você receber algum cartão novo em um envelope, NÃO receba e nem desbloqueie se o envelope estiver violado. Abra-o você mesmo, e depois disso, desbloqueie você também, sem a interferência de terceiros;

6.9 - Existem operadoras de cartão que enviam o cartão novo com uma senha previamente gerada e impressa dentro da correspondência. Caso o envelope que você recebeu tenha sido violado, force o bloqueio da senha digitando-a errada 3 vezes, depois ligue imediatamente para a central do cartão e solicite a criação de nova senha. Guarde o nome do atendente, o protocolo e a data desta solicitação;

6.10 - Ao notar a falta do cartão, ligue para operadora e faça a o bloqueio do serviço. Isso evitará possíveis compras indesejadas e aborrecimentos para estornar as compras feitas. Para isto, registre na agenda do seu celular os telefones de atendimento das operadoras de cartão que você utiliza;

6.11 - Evite expor o número do seu cartão/código de segurança pela Internet ou em compras por telefone. Se a compra for realmente necessária e tiver a opção de comprar por BOLETO bancário ou transferência entre contas, prefira estas opções, mesmo que você perca alguma vantagem;

6.12 - Procure ter a QUANTIDADE mínima de cartões de crédito. Quanto mais cartões, maior a possibilidade de problemas e de endividamento pessoal. “Nunca gaste tudo o que ganha”. Viva de forma simples e dentro das suas possibilidades salariais. O resto, Deus proverá;


6.13 - Nunca EMPRESTE o seu cartão de crédito ou a sua CONTA CORRENTE para terceiros fazerem transações financeiras particulares nela. Você poderá ser surpreendido virando cúmplice de fraudes eletrônicas e se tornar oficialmente um marginal igual a quem você ingenuamente ajudou. Hoje, qualquer um pode ter o seu próprio cartão e/ou conta em banco. Portanto, esses recursos são de uso pessoal e não coletivo. Se a pessoa não pode ter esses itens porque está com o nome “sujo”, significa que em breve o seu nome também ficará sujo por causa dela. Se ligue. “Quem tem pena de coitado, vai para o lugar dele”. Se a pessoa não zela pelo próprio nome, quem dirá pelo nome dos outros.



6.14 - Faça uso dos CARTÕES PRÉ-PAGOS. Imagine que você vai a um evento público e não quer levar a carteira com todo o seu dinheiro. Então você coloca somente a QUANTIDADE necessária em OUTRA carteira e vai tranquilo. Se ela for roubada, o prejuízo será insignificante. Da mesma forma, se você tem receio de usar o seu cartão de débito/crédito em determinados locais, você pode colocar créditos no seu próprio cartão pré-pago e ir à vontade;

Sim, mesmo tendo o cartão normal da conta, você pode usar também o seu pré-pago para determinadas situações. Lembrando que ele NÃO funcionará como crédito. Ele DEBITA somente o saldo do PRÓPRIO cartão, não mexe em nada da conta corrente, não faz empréstimos, nem compra a prazo. Enfim, usa o dinheiro que tem nele mesmo e mais nada. SEGURANÇA pra você.

Existem bancos nos quais você já pode pedir este tipo de cartão a partir da sua própria conta. O único CUSTO dele é uma pequena taxa que você pagará somente ao RECARREGÁ-LO, que nem celular. Daí ele funcionará como CARTÃO de DÉBITO até acabar o saldo colocado. Simples, assim.

Você pode dar um cartão deste tipo para a empregada fazer compras no mercadinho, outro para o seu filho usar com despesas pessoais, etc. Você poderá ainda recarregá-los instantaneamente pela Internet e as pessoas poderão utilizar os seus cartões na mesma hora, onde estiverem no planeta. Idéia GENIAL;


6.15 - Procure ter uma quantidade de DINHEIRO EM ESPÉCIE suficiente para gastos pequenos durante a semana. Por exemplo, almoço no self-service, compras em livrarias, lanche, etc., porque assim você DIMINUI a exposição do seu cartão evitando usá-lo várias vezes sem necessidade.




7. SALAS DE AUTO ATENDIMENTO


7.1 - Evite usar salas de auto-atendimento em horários de pouca movimentação. Exemplo: Finais-de-semana, em horários no início e fim de turno. É o momento mais propício para ação dos marginais;

7.2 - Ao colocar o seu cartão na máquina, se perceber alguma dificuldade para o movimento do cartão, mude imediatamente de terminal, e se o problema persistir, vá para outra sala de auto-atendimento em outro endereço;


7.3 - Se você for de idade avançada e tiver dificuldades para enxergar, de se locomover, vá aos terminais bancários sempre acompanhado de alguém da sua confiança, não necessariamente parente, mas da sua confiança;

7.4 - Não aceite ajuda de estranhos. E caso ele tenha o crachá do banco, assim mesmo observe atitudes suspeitas e os horários em que ele está lhe atendendo. Na dúvida procure um vigilante do banco e pergunte se aquela pessoa é realmente funcionário;

7.5 - Os marginais costumam entregar papéis impressos do mesmo tipo que os terminais bancários imprimem, mas perceba que o tipo da impressão é bem diferente do impresso nos terminais e normalmente esses papéis já estão meio amassados;

7.6 - Sempre ao sair da sala de auto-atendimento verifique se o cartão que está na sua carteira é realmente o seu. Em caso de troca, ligue imediatamente para o suporte do banco e solicite o bloqueio. O número do telefone do banco está impresso atrás do cartão. Se o seu cartão foi roubado, peça para ver esse número a outro cliente que esteja próximo a você. Você poderá vê-lo também pela Internet;

7.7 - Normalmente, quando esses marginais conseguem “clonar” ou trocar cartões nas salas de auto-atendimento, eles saem imediatamente do local para fazerem os saques ou compras. Portanto, não perca tempo. Sentiu a falta do cartão, ligue e peça o bloqueio imediato. NÃO DEIXE para o outro dia. Seja mais RÁPIDO que eles;


7.8 - Observe se há algum veículo parado próximo a entrada do banco com alguém esperando há muito tempo e usando celular, bem como dentro do banco outra pessoa também com celular e demorando muito a sair. Neste caso, não chegue nem a entrar lá, dê meia-volta e venha acompanhado com alguém seu em outro horário, ou vá para outro local mais próximo onde possa usar os serviços bancários. Normalmente, nos shoppings centers existem salas de auto-atendimento com segurança. Em casos de saque de altos valores, use os caixas internos (seres humanos) dentro do próprio banco;


7.9 - Se você for abordado por algum deles no terminal de auto-atendimento no seu banco, segure o seu cartão e coloque-o imediatamente no seu bolso. Em seguida, cancele o serviço solicitado na tela no terminal e saia de perto dele calmamente, alegando que o seu cartão não está prestando ou que o terminal está fora do ar e agradeça a ajuda que ele estava oferecendo;


Abandone a sala de auto-atendimento, acione a polícia ou algum funcionário do banco para observar essa pessoa para, se for o caso, tomar as providências cabíveis;


7.10 - Se a LEITURA BIOMÉTRICA já estiver funcionando no seu banco, providencie logo o cadastramento da sua digital. É o que há de mais moderno hoje em segurança bancária. Melhor para você.

7.11 - Veja o novo golpe que está sendo aplicado nos caixas de auto-atendimento.

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CONCLUSÃO


As suas ATITUDES são as peças mais importantes para que os recursos tecnológicos tenham eficácia.

Nenhum equipamento é 100% seguro se o seu comportamento como USUÁRIO não for também.

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